Ginásio antigo.
A História da grandiosa atual Escola Estadual Professor Botelho Reis.
"...e tão magestoso é ele que muita gente pensa que Leopoldina é apenas o Ginásio”.
(Barroso Júnior, 1.943)
Clique aqui para ver fotos das áreas principais da Escola.
O antigo Ginásio Leopoldinense foi fundado no início de 1.906, visando suprir a carência do ensino na região, tendo sido seus principais idealizadores os drs. José e Custódio Monteiro Ribeiro, líderes da política local (1).
Para sua instalação, foi adquirido o sobrado que originalmente abrigava a “Farmácia Central”, em seguida reformado e adaptado para a nova funcionalidade de estabelecimento de ensino.
Solenemente inaugurado em 03 de junho de 1.906, a efeméride cou o início de uma época de brilhantismo e projeção cultural do município de Leopoldina.
Em 06 de outubro do mesmo ano, o Ginásio Leopoldinense foi equiparado às Escolas Normais do Estado, através do decreto estadual nº 7193, de 26 de novembro, foi também equiparado ao Ginásio Nacional, do Rio de Janeiro (2).
Fiel a sua proposta original de instituto – modelo de ensino, o Ginásio Leopoldinense logo se transformou em um dos mais afamados educandários do Estado e do País, tal fato se devendo ao alto nível de suas condições pedagógicas, a sua direção erudita e prática e à competência de seu corpo docente (3).
Por ocasião do 3º aniversário do Ginásio, foram inaugurados melhoramentos significativos no prédio: aterro de 100 m² da margem nas proximidades do ribeirão do Feijão Cru para servir de campo de jogos, construção de vasto jardim no terreno em frente ao edifício e instalação da sala para leituras e conferências, da biblioteca e do jardim de Infância, anexo à Escola Normal (4).
Durante as comemorações do 4º aniversário da Instituição, foram adquiridos terrenos anexos ao prédio, para a construção de novas instalações para os ensinos agrícola e pecurário (5).
Em 1.910, o professor Botelho Reis assumiu a direção do Ginásio, permanecendo no cargo por quinze anos.Homem de grande vocação pedagógica e senso humanitário, sua administração foi decisiva para a escola consolidar-se como centro irradiador de cultura na região.O reconhecimento ao trabalho de Botelho Reis justificaria a homenagem póstuma a ele prestada alguns anos depois, em 1.955, quando o antigo Ginásio Leopoldinense passou à denominação oficial de Colégio Estadual Professor Botelho Reis.
A 17 de janeiro de 1.912 foi fundada a Escola de Farmácia e Odontologia do Ginásio Leopoldinense, ampliando-se ainda mais o universo de sua proposta educadora.
O Ginásio Leopoldinense projetou a cidade de Leopoldina em todo o Brasil, reunindo alunos vindos de vários pontos do país, através de matrículas na Escola Normal, no Curso de Aprendizado Agrícola e nas Faculdades de Farmácia e Odontologia.Estes cursos integravam a estrutura de uma verdadeira universidade no local, também chamada de Atenas Mineira.Acrescenta-se a isso, a lista de ex-alunos da Instituição, onde se distinguem personagens de projeção no cenário político e na vida cultural do País.Dentre muitos outros, podemos citar o estadista Milton Campos, o cineasta Humberto Mauro e o escritor português Adolfo Correia (continua...)
Links relacionados
 
 
Free Web Hosting