Ginásio antigo.
Nesta página você vai ver informações sobre os antigos diretores, que fizeram história no Ginásio.
Galeria de diretores
Conheça, relembre.
Dr. Henrique Barbosa da Cruz
Nasceu em 21 de fevereiro de 1866, na cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, faleceu em Leopoldina em 02 de julho de 1930.Engenheiro formado em importante Academia dos Estados Unidos, e emérito professor de diversas matérias (Inglês, Alemão, Francês, Álgebra, Trigonometria, Geometria, Desenho Linear, Astronomia e Mecânica).Foi o primeiro diretor técnico administrativo do Ginásio Leopoldinense, cargo que exerceu de 6 de junho de 1906 a 6 de abril de 1908.Deixando a direção do estabelecimento continuou, no entretanto, a ser seu professor até março de 1910, quando pediu exoneração de seu cargo, em virtude de sua mudança de Leopoldina.Regressou em 1912, onde novamente passou a integrar o corp. docente do Ginásio.Casado com D. Annita Barbosa da Cruz, deixou os filhos: Zezé, Antero, Carlos Alberto, Sizette, Yvan e Henrique Eduardo.Grande educador de caráter puríssimo, inteligência brilhante e grande amor ao trabalho.
Dr. Jacques Dias Maciel
Nasceu em 14 de junho de 1883, na cidade de Patos, Estado de Minas Gerais, filho do Major Jerônimo Dias Maciel e de D. Etelvina Maciel.Advogado, Professor e Industrial, foi o segundo diretor técnico e administrativo do Ginásio Leopoldinense, havendo exercido o cargo efetivamente de 6 de abril de 1908 a 15 de março de 1910, período áureo para o Ginásio, pois foi assinalado pela administração de tão hábil e talentoso educador, concorrendo em grande parte, para o florescimento da bela instituição, à qual deixou o seu nome ligado para sempre.
Professor concursado, na Faculdade de Direito de Belo Horizonte, fez parte do Conselho Superior de Instrução do Estado de Minas Gerais, Promotor de Justiça da Comarca.Professor dotado de vasta cultura científica e literária.
Professor José Botelho Reis
Nascido em Ayruoca, Sul de Minas, a 29 de dezembro de 1887, filho do Major Olympio de Souza Reis e D. Helena Constança de Andrade Reis.Contava poucos meses de idade quando transferiu-se para Leopoldina.Ao perder a mãe aos 4 anos de idade, ficou sob os cuidados de sua tia D. Maria Esmene de Andrade Ribeiro.Fez seus primeiros estudos em Barbacena e após o primário, matriculou-se no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, vindo concluir brilhantemente, o curso de magistério em 1905.Com a fundação do Gymnasio em 1906, foi convidado a trabalhar neste estabelecimento, onde exerceu cargos de regente e secretário, vindo a assumir sua diretoria técnica em 15/03/1910, em lugar do Dr. Jacques Dias Maciel que havia licenciado.Exerceu o cargo de diretor durante 15 anos, cujo lema "Sempre, sempre a satisfação do dever cumprido", tornou-se uma bandeira do colégio.
Dr. José Monteiro Ribeiro Junqueira
Nascido em 27 de agosto de 1871, no distrito de Santa Izabel, município de Leopoldina, Minas Gerais.Lavrador e industrial, Banqueiro, Advogado e Deputado Federal pelo 3° distrito do Estado de Minas Gerais.De parceria com seu ilustre irmão Dr. Custódio Junqueira, fundou, em 3 de junho de 1906, o Ginásio Leopoldinense.Ao tempo dessa grande iniciativa, recebida entre aplausos entusiásticos da população de Leopoldina, prever não se podiam vantagens pecuniárias decorrentes do êxito da mesma.Ao contrário, o Ginásio Leopoldinense, por ocasião da sua instalação.Já em prédio próprio, adquirido e adaptado para tal fim, representava tão somente uma obra de pura benemerência.Convencido do benefício da Instrução, ele fundou o Ginásio Leopoldinense, para o que não mediu sacrifícios.Propulsor máximo do desenvolvimento desta cidade, o Dr. Ribeiro Junqueira tornou-se, de há muito, uma individualidade de destacado relevo entre os grandes brasileiros e os maiores, servidores da Pátria.E melhor medida não podíamos ter para cortejar o seu extraordinário valor moral, do que esse monumento do saber, sua criação, produto do seu patriotismo, concretização magnífica do seu verdadeiro amor à causa do ensino.
Carlindo Alvarenga Mayrinck
Nasceu em 20 de agosto de 1897 na cidade de Santo Antônio do Grama, Estado de Minas Gerais, filho do prof. Francisco de Paula Assis Mayrinck e da professora Virgínia Freire de Andrade Alvarenga Mayrinck.Órfão de pai aos dois anos de idade.Fez o curso primário com a própria mãe e começou a trabalhar, como caixeiro de uma casa comercial em Silveira Carvalho.Em 1913, por intermédio de D. Silvério Gomes Pimenta, Arcebispo de Mariana, conseguiu um lugar gratuito no Seminário do Caraça onde permaneceu cinco anos.Em 1915 recebeu medalha “Honra ao Mérito” como um dos melhores alunos.Ao sair do Caraça, lecionou em várias fazendas.Foi admitido como regente no Ginásio Leopoldinense, onde galgou os postos de enfermeiro, chefe de disciplina e professor de várias disciplinas, para alunos sem base, no internato.Em fevereiro de 1926, foi nomeado vice-diretor do Ginásio Leopoldinense, com atribuições de superintender a parte técnica, direção geral dos alunos, do ensino, entendimento com o professorado.Em março de 1927 foi nomeado Diretor Técnico e Administrativo do Ginásio, cargo que ocupou até julho de 1940.Foi Diretor da Escola de Soldado anexa ao Ginásio por vários anos.Fez todos os exames preparativos com Bancas Examinadoras nomeadas pelo Governo Federal, no próprio Ginásio.Como Diretor do Ginásio fundou o curso comercial, a Escola de Escoteiros, fez muitos melhoramentos no estabelecimento de ensino, principalmente nos laboratórios, museus, secretárias e construiu a ala nova do Ginásio.
Links relacionados
 
 
Free Web Hosting